Uma aula de sustentabilidade com os canadenses

Se você estiver fazendo seu intercâmbio no Canadá, fatalmente perceberá a preocupação que a população possui com a natureza e o meio ambiente em geral. Neste aspecto, os canadenses foram pioneiros em um modelo que vem se mostrando extremamente efetivo e vantajoso na preservação de espécies nativas: as travessias para vida selvagem (ou wildlife crossing, em inglês).

travessia de animais

Presentes no parque nacional de Banff há mais de 25 anos, as travessias animais podem ser vistas com sarcasmo, humor e até desconfiança a primeira vista. Mas se tratando de um país de dimensões continentais, onde o uso do carro é fundamental para viagens, elas se tornaram vitais para manter a convivência harmônica entre motoristas e animais silvestres, principalmente em trechos considerados migratórios.

travessia animais

Com estudos conduzidos por universidades monitorando as 24 travesssias (22 subterrâneas e 2 elevadas) desde 1996, a efetividade das mesmas pode ser medida principalmente no que se diz respeito a prevenção de acidentes, preservação da vida selvagem e também danos a bens materiais.

Ao longo dos últimos 25 anos, os cientistas concluíram que as travessias foram utilizadas por pelo menos 10 mamíferos de grande porte, incluindo ursos, lobos, pumas, alces e veados, por cerca de 85 mil vezes. O que os estudos apontam é que as travessias tem enorme efetividade principalmente se tratando do longo prazo, já que muitas espécies precisam aprender e se acostumar a utiliza-las (o que é definido como “learning curve”). A efetividade do método é tamanha que para a próxima década, o Parks Canada, órgão responsável pela administração das travessias planeja a construção de 17 novos pontos de cruzamento na Trans Canadian Highway, tendo em vista o aumento do fluxo de veículos, e consequemente o aumento nos acidentes.

travessias para animais

As travessias para animais, no entanto, não são uma exclusividade do Canadá, estando presente em outros diversos países do mundo como Holanda, França e Estados Unidos. Porém elas nos dão uma idéia de como a população e o próprio governo canadense são conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, visão essa que nos falta, e muito, aqui no Brasil, mas que talvez você possa ampliar através de um intercâmbio Canadá.

Anúncios

Tags:, , , , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: