Os prós e contras de um intercâmbio no exterior

Largar tudo para ir morar no exterior não é uma decisão fácil e que se toma do dia para a noite. Costumeiramente ouvimos falar sobre os inúmeros benefícios de aprender um idioma fora do país, e hoje vamos tentar levantar um pouco dos prós e contras para você que está interessado em fazer um intercâmbio para os Estados Unidos ou qualquer outro país.

Primeiramente, vamos tratar da questão do aprendizado do idioma. É óbvio, e de conhecimento geral que o seu progresso em uma língua acontecerá de forma muito mais rápida se você estiver praticando diariamente. Porém, mesmo que você faça aulas de inglês todos os dias aqui no Brasil, estude todas as tardes, você será incapaz de acumular os benefícios de ir para o exterior aprender o idioma. Isso por que mesmo estudando e se dedicando fielmente, você não estará vivendo em um ambiente de um só idioma, e seu cérebro não irá assimilar esse idioma de forma completa. Em um ambiente de imersão, pelo contrário, você estará falando inglês basicamente o dia todo, em todas as situações, e mais, dependendo disso para manter a sua vida. Em um supermercado, no metrô, pedindo comida em um restaurante, basicamente tudo que você tem que fazer necessitará o uso do idioma, e isso é o que faz o seu aprendizado ser tão rápido.

Outro ponto alto de um intercâmbio são os novos amigos que você fará. Claro que em um curso de idiomas no Brasil você também conhecerá pessoas diferentes e que podem até se tornar amigos. Porém você nunca encontrará pessoas em situações extremamente semelhantes a sua, longe dos amigos, da família, e enfrentando todas as dificuldades que você enfrentará. Esse cenário irá proporcionar um elo de amizade entre você e seus colegas, que transformará a relação de vocês em algo muito mais forte do que apenas “amigos de turma”. Além disso, seus colegas vão ser de diversos países diferentes, com culturas e histórias diferentes para lhe contar.

No entanto, nem tudo são flores em um intercâmbio, e você precisará estar pronto para enfrentar os problemas que surgirão. No exterior, você estará sozinho e não terá como contar com a ajuda de parentes e amigos (de certa forma). Outra contra de um intercâmbio é a distância, principalmente com familiares e em namoros, que acaba prejudicando, mas não significando o fim definitivo, uma vez que diversos casais conseguem superar esse momento de forma relativamente tranqüila.

Por incrível que pareça, em termos de investimentos os intercâmbios saem mais baratos que os cursos de idiomas no Brasil. Para você conseguir chegar ao nível equivalente de 3 meses de estudos de inglês nos Estados Unidos, você precisará se dedicar muito no Brasil e fazer muitas aulas, o que custará bastante dinheiro, e dificilmente será uma experiência significativa e inesquecível como um intercâmbio no exterior.

Anúncios

Tags:, , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: