O Canadá é uma potência olímpica?

Hoje tentaremos definir se o Canadá é de fato uma potência olímpica no cenário mundial. Se você pretende fazer um intercâmbio para Canadá, o ideal é conhecer um pouco mais sobre a cultura do país e até entender que o desenvolvimento dos esportes tem muito a ver com o sucesso do país como nação desenvolvida e próspera.

De todos os jogos olímpicos, incluindo verão e inverno, o Canadá só não participou de duas edições dos jogos de verão, no ano de 1896 (quando ainda não era um país constituído), e 1980, quando os Estados Unidos comandou um boicote contra a União Soviética, o país sede.  Somente o fato de ter participado de praticamente todos os jogos possíveis, já coloca o Canadá em um patamar relevante para o cenário desportivo mundial, além de já ter sido país sede em 3 ocasiões, sendo duas jogos de inverno (1988 em Calgary e 2010 em Vancouver), e uma de verão (1976 em Montreal).

No entanto, se considerarmos somente as participações nos jogos de verão, o Canadá apesar de enviar grandes delegações, com médias de 200 atletas por edição, o resultado em termos de medalhas e classificações por rankings deixam a desejar se comparado com outras potências. No geral, o país conquistou 59 medalhas de ouro, 99 de prata e 120 de bronze, com um total de 278, e com vigésimo lugar na classificação média. Historicamente o país obtém sucesso nas modalidades de atletismo, remo e natação. Nos últimos anos, no entanto, o Canadá não tem obtido grandes resultados, ficando entre os 20 melhores países somente em 2008, em Pequim.

Porém, um erro que nós brasileiros somos acostumados a cometer é considerar apenas as olimpíadas de verão ao analisar o quadro de medalhas, o que de certa forma é absurdo, visto que os países da região norte valorizam tanto quanto, ou até mais os jogos de inverno. Neste quesito, o Canadá é muito competitivo, tendo sido o maior vencedor de medalhas na última edição, em Vancouver, e ficando na sexta colocação geral, atrás apenas de EUA, União Soviética, Alemanha, Noruega e Áustria.

Se considerarmos somente os jogos de verão, não podemos classificar o Canadá como uma potência olímpica, principalmente pelo seu desempenho regular nas ultimas ediçoes. Porém, incluindo ambas as versões dos jogos, o Canadá sem dúvida é um dos maiores vencedores de medalhas, inclusive se considerarmos o tamanho do país, com uma população de 34 milhões de habitantes. Durante o seu intercâmbio no Canadá, você poderá averiguar a importância dos esportes no desenvolvimento dos jovens na escola e o seu impacto na sociedade canadense.

Anúncios

Tags:, , , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: