Geração digital e o inglês

O inglês a cada dia que passa incorpora-se cada vez mais como segunda língua de um grande número de pessoas. Com o crescimento da internet, o uso cotidiano do inglês, principalmente na forma escrita, passou a estar presente em todas as camadas sociais. Todos adquirirem algum nível de conhecimento para utilizar as diversas ferramentas disponíveis on line. O fenômeno de expansão do idioma não albergou, todavia, a expressão oral: sua utilização não expandiu-se significativamente com o advento da internet. Assim, a melhor forma de aprimorar pronúnica e audição, e com isso diferenciar-se de massa de usuários básicos do inglês, continua a ser por meio de um período de  intercâmbio nos Estados Unidos  quando a comunicação oral do idioma efetivamente entrar no seu dia-a-dia.

Os intercâmbios nos Estados Unidos são, ainda hoje, um dos melhores investimentos em educação. Já houve épocas em que o aprendizado do inglês esteve associado a status e era restrito a poucas pessoas. Isto mudou significativamente hoje. As crianças de hoje são “nativas digitais” pois desenvolvem-se num mundo informatizado. Mesmo quem não estuda  de maneira aprofundada o idioma têm acesso ao inglês de forma passiva já que ele reiteradamente está presente nas teclas dos computadores, jogos de videogame, além dos já tradicionais veículos representados pelas músicas e filmes. Assim, com a disseminação promovida pelas novas tecnologias, o estudante do idioma deve buscar o diferencial por meio do aperfeiçoamento trazido pelos intercâmbios.

E porque este diferencial advém do intercâmbio? Ora, aprender um idioma estrangeiro nunca foi tarefa das mais simples. Segundo muitos especialistas, a aprendizagem do segundo idioma segue, em muito, a mesma lógica do aprendizado da língua materna: assimila-se a língua pelo hemisfério direito do cérebro (o lado criativo) e este conhecimento, em seguida, sedimenta-se no hemisfério esquerdo (responsável pelo raciocínio lógico).

O porém, nesse processo, vem da idade: nas crianças os dois hemisférios do cérebro estão interligados, facilitando o aprendizado. Com a separação dos hemisférios na idade adulta, os conceitos já estão formados e o cérebro tende a transferir propriedades da língua materna para a estrangeira. Assim, a imersão num ambiente novo, com novas vivências e experiências torna-se um grande facilitador para o uso da linguagem falada: o conjunto de novas experiências predispõe o cérebro a mais facilmente absorver o novo idioma.


O intercâmbio Estados Unidos, graças à imersão total a que ficam submetidos os estudantes, ainda é o melhor método de aprendizado oral do idioma inglês. Busque, junto à StudyGlobal, o EUA intercambio que melhor se amolde ao seu gosto, e ganhe um diferencial no seu inglês.

Anúncios

Tags:, ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: