Compras? Conheça um pouco mais sobre a Black Friday

Com o crescimento da internet e também com o aumento das compras online por parte dos brasileiros, uma tradicional data do comércio americano começou a ganhar notoriedade no Brasil. O Black Friday, que desde 2005 se caracteriza como o dia mais movimentado para o comércio americano vem se tornando uma data popular para nós. Se você busca fazer um intercâmbio Estados Unidos, se prepare e economize para o dia após o Thanksgiving Day, pois ali você conseguirá ótimas barganhas!

A origem do termo não é totalmente precisa, e muitos comerciantes se opuseram ao nome por se tratar de um termo negativo. Porém, o que se sabe é que a denominação “Black Friday” (originalmente usada para descrever uma crise econômica no mercado do ouro americano em 1869) surgiu na Philadelphia, por volta dos anos 60, quando a polícia local utilizava tal termo para a descrever o caos que tomava a cidade, principalmente no trânsito e também nas calçadas e portas de lojas. Por volta de 1975 o termo começou a ser utilizado em outras cidades e por outros meios de comunicação do país de forma gradativa, até a sua total difusão nos anos 90.

Apesar de atualmente ser a referência na abertura da temporada de compras dos Estados Unidos, a “Black Friday” só entrou na lista dos dias mais movimentados do comércio americano na ultima década. Em 2003 ela alcançou pela primeira vez o topo da lista, figurando em segundo lugar em 2004, e retornando ao primeiro em 2005 e lá se estabelecendo desde então.

Durante muitos anos as lojas abriram por volta das 6:00 da manhã para atender a enorme demanda de clientes, porém com o aumento da popularidade da data, muitas lojas adotaram posturas mais agressivas, abrindo as 5:00, 4:00 e mais recentemente até as 12:00 da quinta feira anterior. Apesar de não ser um feriado oficial, muitas empresas (que não trabalham com venda direta para clientes) optam por enforcar o feriado (quinta com o Thanksgiving até o domingo), aumentando consideravelmente o número dê potenciais compradores na sexta feira.

Com a popularidade da internet, a “Black Friday” evoluiu e se expandiu para os seguintes dias, surgindo o “Sofá Sunday” (relacionado a compras online no domingo seguinte), e a Cyber Monday (barganhas conseguidas na segunda feira sobre as sobras da Black Friday). E se você pretende estudar inglês nos Estados Unidos, tenha em mente os meses de novembro e dezembro, para aproveitar todo o charme da “holiday season” e também as excelentes ofertas da “Black Friday”.

Anúncios

Tags:, , , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: