Quando as Cataratas do Niágara congelaram!

Se você está querendo estudar inglês no Canadá, com certeza um dos pontos turísticos que você não pode perder é as Cataratas do Niagara. Uma das maiores do mundo tanto em altura quanto em volume de água, o local é o destino turístico perfeito para um sábado ou domingo de sol. No entanto hoje vamos falar sobre uma curiosidade das cataratas que você talvez não deva saber: o dia em que as Cataratas do Niagara congelaram.

Quantas vezes isto já aconteceu?

Na verdade não foi somente uma vez, e sim em diversas ocasiões, apesar da ultima vez ter acontecido há mais de 60 anos atrás. Quatro imagens são os principais registros desse fenômeno tanto histórico quanto peculiar. Apesar de a maioria das fotos serem datadas de 1911, todas as evidências apontam para a imprecisão desta data. As ultimas datas documentadas são 1909, 19012, 1938 e 1949.

As cataratas congelaram por completo?

Não. Apesar das imagens parecerem deixar claro que não há fluxo de água, estando em total estado sólido, tanto o rio, quanto as quedas seguem com fluxo por baixo da camada de gelo, dando assim a falsa impressão de total congelamento. Em algumas das fotos pode se perceber um pequeno spray de “gelo” caindo pelas quedas. O principal fator que gera o congelamento das cataratas, no entanto, é um banco de gelo formado na parte superior do rio Niágara, que reduz o volume de água da american falls (a queda menor das cataratas), provocando assim o congelamento parcial, e esculturas em forma de estalactite.

O fenômeno Ice Bridge (ponte de gelo)

Este muito mais comum que o congelamento das cataratas, é na verdade a formação de uma longa camada de gelo que se estende pela superfície do “maid of the misty”. Tanto a duração da ice bridge quanto a sua espessura depende muito do ano e inverno.  O curioso deste fenômeno é que o acumulo do gelo começa a formar verdadeiras montanhas na base das cataratas. Até o ano de 1912 o ice bridge era um popular atrativo turístico de inverno, principalmente para aqueles que queriam patinar sobre o gelo. No entanto, neste mesmo ano um terrível acidente aconteceu quando uma parte do gelo se rompeu, causando a morte de 3 turistas. Desde então se tornou ilegal caminhar sobre o ice bridge das cataratas.

Obviamente é muito melhor ver as cataratas durante os meses de mais calor quando o volume de água é muito maior e as temperaturas agradáveis permitem que você possa desfrutar do ambiente ao ar livre. No entanto, no inverno o espetáculo possui um tom diferente de praticamente tudo que você já viu, tornando assim a visita tão interessante quanto. Se durante seu intercâmbio no Canadá você puder visitar as cataratas seja no verão ou no inverno, faça, pois você não irá se arrepender.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: