Conheça a Ponte do Brooklyn (Brooklyn Bridge)
Um dos principais atrativos da cidade de Nova York, aqueles que estão a passeio na cidade ou fazendo um intercâmbio nos Estados Unidos tem a obrigação de conhecer esse famoso cartão postal da Big Apple que serve como conexão entre o Brooklyn e Manhattan para milhares de pessoas diariamente.
Concluída em 1883, a ponte liga a ilha de Manhattan ao Brooklyn sobre o East River, e é uma das mais antigas pontes suspensas dos Estados Unidos. Seu projeto foi iniciado pelo arquiteto Joe Roebling (que viria a morrer de tétano durante a fase inicial do projeto), e terminado por seu filho, Washington Roebling que por sofrer de descompressão não podia visitar o local das obras e recebia o auxílio da sua esposa Emily Roebling como braço direito na supervisão da construção. A inauguração aconteceu no dia 24 de maio de 1883, com uma cerimônia envolvendo o presidente dos Estados Unidos, o prefeito de Nova York e o prefeito do Brooklyn. Naquele mesmo dia mais de 150 mil pessoas e 1800 veículos cruzaram a ponte.
A ponte custou cerca de 15 milhões de dólares e sua construção durou cerca de 13 anos com o total de 27 mortos. A ponte possui 26 metros de largura, 1825 metros de comprimento, 86 metros de altura (na ponta das torres), e uma capacidade de carga de 18.700 toneladas, sendo que atualmente mais de 140 mil veículos circulam pela ponte diariamente. Durante seus primeiros meses, uma série de rumores de que a ponte possuía falhas no projeto e estava comprometida seguiam atordoando a população local. Esses rumores levaram a uma tragédia no Memorial Day do ano de 1883, quando os pedestres em um surto de pânico provocado por um grito começaram a correr, resultando na morte de 12 pessoas. Para controlar o pânico uma jogada publicitária entre um circo local e a cidade ajudou a acalmar os ânimos dos pedestres com uma parada de dezenas de elefantes cruzando a ponte.
A Brooklyn Bridge superou todas as expectativas de longevidade e é uma das pontes suspensas mais antigas do mundo. Ao longo do século XX, diversas intervenções tiveram de ser feitas para manter a segurança pública e para adaptar a ponte ao moderno e complexo fluxo de veículos. Indubitavelmente ela seguirá sendo um dos destaques da cidade mais famosa do mundo e uma atração obrigatória para todos aqueles que visitam a Big Apple, seja a turismo ou através de um intercâmbio Estados Unidos.