A história da bandeira dos Estados Unidos

Já que fizemos um post sobre a curiosa origem da bandeira do Canadá, por que não fazer um também sobre a origem da bandeira dos Estados Unidos. Aqueles que fazem um intercâmbio para os Estados Unidos verão a importância deste símbolo para os americanos, estampando carros, casas, edifícios, mais que qualquer outro país do mundo.

Bandeira americana em um jogo em Nova York.

Um ano após a independência dos Estados Unidos, o dia 14 de julho de 1777 foi quando o Segundo Congresso Continental adotou a bandeira americana como símbolo máximo nacional. A bandeira atual (diferente da adotada em 1777) conta com 13 faixas horizontais nas cores vermelho e branco (representando as 13 colônias que lutaram contra a monarquia inglesa) e um retângulo azul com 50 estrelas brancas representando os 50 estados americanos. As cores também foram escolhidas para representar valores da nação, sendo o vermelho a dureza e o valor, o branco a pureza e a inocência, e o azul a justiça e perseverança. Porém a bandeira americana nem sempre teve esse formato e por isso vamos conhecer um pouco mais da sua evolução.

Por incrível que pareça a primeira bandeira levada em batalha pelos soldados americanos era de cor amarela, com uma cobra cascavel e os dizeres “Don´t tread on me” (como “não mexa comigo”), como forma de desafio a Coroa Britânica. Porém em 1775 o Segundo Congresso Continental adotou uma bandeira um mais parecida com a que conhecemos hoje, com as faixas em cores branca e vermelha, e a Union Flag (bandeira britânica) no lugar do retângulo, como forma de reparar e manter relações com a Grã Bretanha.  Porém 2 anos depois um modelo diferente seria oficializado, substituindo a Union Flag no canto superior por um retângulo azul com 13 estrelas (representando a união das 13 colônias).

Bandeira que visava aproximar os Estados Unidos do Reino Unido.

No século XIX com a guerra de secessão norte americana, os estados do sul (Confederados) viriam a adotar outro símbolo nacional, a “Stainless Banner”, porém com a derrota e a rendição do sul a bandeira seria deixada de lado (oficialmente, uma vez que é amplamente utilizada até os dias de hoje para representar o orgulho sulista). Após o fim da guerra a bandeira americana sofreu alterações somente no número de estrelas, uma vez que cada novo estado significava uma mudança na bandeira. As ultimas adições foram Alaska e Havaí, sendo que em 2007 a bandeira americana como conhecemos hoje se tornou a mais longa em vigor.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a história e a evolução da bandeira americana, e está pronto para durante o seu intercâmbio nos Estados Unidos reconhecer todas as variações que ocorreram durante os séculos.

Anúncios

Tags:, , , , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

2 responses to “A história da bandeira dos Estados Unidos”

  1. Edinho Santos do Nascimento says :

    A BANDEIRA AMERICANA SEM DUVIDA É OMAIOR SÍMBOLO DE LIBERDADE QUE EXISTE.ACREDITE!

  2. daniele says :

    nossa q zica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: