A bandeira do Canadá

Esta é uma das curiosidades mais interessantes sobre o Canadá e que pouca gente sabe. Se você deseja fazer um intercâmbio no Canadá, é sempre bom estar por dentro da história do país e também dos seus símbolos. E o fato é que a bandeira do Canadá é um símbolo relativamente novo, que data de 1965 (mais jovem que nossa querida Brasília).

Nos primeiros anos da Confederação Canadense, a conhecida Union Flag era usada como o símbolo nacional. Do final do século XIX o símbolo nacional passou a ser uma mistura um tanto quanto bizarra de símbolos que consistia em um fundo vermelho, com a Union Flag na esquerda e o Brasão do Canadá ao centro.  A partir de 1924 o Brasão passou a ser tratado como o símbolo nacional representante no exterior, e em 1945 aprovado para uso geral.

Evolução da bandeira canadense ao longo dos anos

Tanto em 1925 como em 1946 o Premiê canadense Mackenzie King tentou criar uma bandeira nacional canadense, mas acabou fracassando. Em  1964 o então Primeiro Ministro Lester Pearson decidiu que não haveria mais conversa e que o país precisava de uma bandeira oficial. Uma equipe de 15 pessoas ficou incumbida da missão de criar uma nova bandeira em um prazo de 6 semanas.

As cores vermelha e branca já estavam oficializadas como cores nacionais desde o principio do século XX, quando o Rei George V as havia oficializado. A proposta da bandeira como conhecemos hoje veio do professor da Academia Militar Real, George Stanley, que optou por juntar as cores oficiais a um símbolo extra oficial, a Maple Leaf (folha presente na bandeira do Canadá).

Foi então que em 15 de fevereiro de 1965 uma cerimônia aconteceu em Ottawa com milhares de canadenses testemunhando a retirada do Brasão e o hasteamento da nova bandeira, e com o Primeiro Ministro proferindo as seguintes palavras: “A bandeira é um símbolo de unidade nacional, por isso, acima de qualquer dúvida, representa todos os cidadãos canadenses, sem distinção de raça, idioma, crença ou opinião”.  A multidão cantou em seguida o hino nacional “O Canadá” seguido do hino Real “Deus Salve a Rainha”.

Para você que tem vontade de fazer um intercâmbio para o Canadá siga nos acompanhando pois seguiremos postando curiosidades interessantes sobre o país, sua cultura, suas atrações e seu povo.

Anúncios

Tags:, , , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

One response to “A bandeira do Canadá”

  1. Oliveira says :

    Linda a segunda imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: