Quais os tipos de visto para se estudar nos Estados Unidos?

Visto para estudar no exterior sempre envolve muita burocracia e o processo pode ser cansativo e até custoso, e por isso hoje vamos dar uma informação mais prática para aqueles que desejam fazer um intercâmbio Estados Unidos para estudar inglês.

Como sabemos, o governo americano é um dos mais exigentes em relação à entrada de brasileiros em seu território e por isso, todo cidadão com passaporte brasileiro é obrigado a tirar um visto antes de desembarcar em solo americano.

Para quem quer fazer um curso de inglês nos EUA, quais são as exigências?

Estudantes que desejam viajar para os Estados Unidos para fazer um intercâmbio de idiomas tem basicamente duas opções: visto de turista B2 (cursos de tempo parcial e com duração inferior a 90 dias) e visto de estudante F1 (cursos de tempo integral e com duração superior a 90 dias).

E o que são cursos integrais e parciais?

O Governo Americano divide os cursos nestas duas categorias e o que determina cada uma delas é a sua carga horária. Se o curso tiver carga horária inferior a 1080 minutos semanais, ou 18 horas (Atenção: 18 horas, não 18 aulas!) ele é classificado como curso de tempo parcial. Se a carga horária for superior a 1080 minutos semanais (ou 18 horas), será classificado como de tempo integral.

E como tirar cada um dos vistos?

O visto de turista é o mais requisitado pelos brasileiros e felizmente recentemente o Governo Americano tem se empenhado para facilitar a emissão dos mesmos. Apesar de o preço ter subido recentemente, o processo se tornou mais rápido e simples. Informações detalhadas sobre o processo podem ser consultadas neste link.

Presidente Obama vem anunciando medidas que facilitam a entrada de brasileiros nos Estados Unidos

No caso do visto de estudante, o processo é um pouco diferente já que envolve terceiros (no caso o centro de ensino nos EUA). Para solicitar o visto você precisará principalmente de um documento chamado I-20 que comprova o seu vínculo com um centro de ensinos nos EUA. Este documento só é enviado pelas escolas após o total pagamento das taxas do curso, e pode demorar até 4 semanas para chegar, por isso o planejamento é a alma do negócio.

Além disso, você precisará fornecer muitas outras informações para o consulado americano, e o principal é sempre demonstrar o máximo de vínculos com o Brasil (bens imóveis, móveis, comprovantes de renda, emprego, matrícula em universidade e etc.). Como o visto F1 não permite ao estudante trabalhar, a comprovação de fundos existentes para se manter nos EUA é muito importante. A lista de documentos pode ser encontrada neste link, e tenha sempre em mente que para fazer um intercâmbio para os Estados Unidos o ideal é sempre se planejar com antecedência para não haver surpresas.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

2 responses to “Quais os tipos de visto para se estudar nos Estados Unidos?”

  1. Paula says :

    oi, então só pra ver se eu entendi direito. quero fazer um curso de 6 semanas nos EUA. É possivel ir com o visto de turismo mesmo assim? Porque são exatamente 18 horas semanais. obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: