A pluralidade cultural de um intercâmbio no Canadá

Poucos países no mundo são tão hospitaleiros como o Canadá.  Além de receber milhares de estudantes que anualmente buscam fazer um intercâmbio no Canadá, o país geralmente abre suas portas também para as mais diversas etnias que buscam novas oportunidades longe de seus lares.

Ao caminhar pelas ruas de Toronto ou Vancouver você se surpreende com a quantidade de rostos com traços diferentes, e vindos dos quatro cantos do mundo.  Não é estranho também ver grupos de iranianos, filipinos, coreanos e outros protestando nas ruas contra alguma coisa que se passa do outro lado do mundo e raramente diz respeito as nossas vidas. Só para se ter noção, há alguns anos atrás um censo revelou que nas duas cidades citadas, 51% e 46% da população, pertencia respectivamente a minorias.

O que isso quer dizer para você, intercambista?

Isso quer dizer que ao embarcar em um intercâmbio para o Canadá, você não vai só conhecer canadenses, aprender costumes canadenses, nem viver somente o estilo de vida canadense. Você conhecerá gente do mundo inteiro que vive por lá há anos, mas que ainda carrega no seu cotidiano a identidade do seu país de origem.

Mas por que isso acontece no Canadá, e não no Brasil?

Esse debate abrange profundamente condições antropológicas particulares de cada país, mas em pouquíssimo tempo morando em cada um dos dois pode ser percebida uma diferença gritante: enquanto no Brasil vemos na nossa cultura e em cada pessoa uma mistura dos mais variados traços étnicos do mundo, no Canadá encontramos esses variados traços separados em cada grupo. Isso por que nós no fundo sempre nos reconhecemos como brasileiros e associamos nossas raízes ao Brasil. No Canadá, essas minorias seguem vivendo da forma mais próxima possível a cultura do seu país de origem, festejando feriados, celebrando datas importantes e protestando contra leis que jamais afetarão suas vidas.

No fundo, não existe certo ou errado entre o estilo cultural fragmentado canadense e o estilo miscigenado brasileiro. Mas uma coisa é certa: aqueles que querem estudar ou fazer um intercâmbio para o Canadá, irão conhecer e ter contato com mais culturas, mais pessoas e mais estilos de vida do que pensam.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About StudyGlobal Intercâmbio e Cursos de Idiomas

StudyGlobal oferece cursos de idiomas em mais de 70 destinos! Estude um idioma em um lugar onde ele é falado oficialmente e descubra as vantagens de um programa de imersão total. Aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Português ou Chinês e tenha uma das melhores experiências de sua vida! Escolha um dos nossos diversos programas, feitos de acordo com suas necessidades sejam elas, preparação acadêmica, razões profissionais ou simplesmente por diversão e interesses culturais. Temos programas para cada gosto, idade e interesse! Cursos de idiomas, preparação para exames (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF, etc.), cursos combinados como Espanhol Estágio, Espanhol Flamenco, Inglês Mergulho, Inglês Surf, Inglês Trabalho ou Francês Culinária Francesa, programas voluntários na África do Sul ou Aventura Espanhol na Venezuela! Suas opções são ilimitadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: